Pular para o conteúdo principal

Projeto Interdisciplinar: Logística Reversa e os Impactos Ambientais


Neste semestre decidimos fazer um estudo de caso que unisse a logística, a qual já compreendemos que hoje é integrada a todo processo produtivo, com o impacto ambiental.
A logística reversa é uma ferramenta de suma importância em tempos atuais onde o descarte de materiais sólidos são tão significativos, quanto o consumo dos mesmos. E este é um problema que influencia diretamente no impacto ambiental e a relação com o homem e o eco-sistema.
Nossa ideia é provocar nossos instintos na busca de melhores soluções para solucionar a configuração deste mapeamento logístico que seja sustentável, agregando valor financeiro, social e ambiental. Para isso será necessário entender como a lei vigente sobre estes impactos influenciam positivamente e negativamente nos processos práticos da logística reversa.
Nosso estudo bibliográfico está sendo inicialmente direcionado pelos autores: Sidney Grippi, Paulo Roberto Leite, e informações dos sites: Ministério do Meio Ambiente e artigo Sustentabilidade da empresa Magnesita S/A. A qual cogitamos um estudo de caso.
A primeira parte do trabalho já foi redigida, e enviada para avaliação do professor, mas pode ser acessada na página Relatório 1 do blog. Nosso Objetivo Geral é:

  • Identificar os benefícios da logística reversa praticada pela empresa Magnesita
Os objetivos específicos se classificam da seguinte maneira:

      Verificar o processo da logística reversa na empresa Magnesita.
      Identificar os impactos ambientais dos resíduos refratários.
      Apresentar os benefícios da implementação da logística reversa para sociedade.
      Aprofundar nas leis vigentes que regem sobre o impacto ambiental

Este é só o começo do trabalho que vamos desenvolver neste semestre, então mãos à obra!

Comentários