Neste semestre decidimos fazer um estudo de caso que unisse a logística, a qual já compreendemos que hoje é integrada a todo processo produtivo, com o impacto ambiental.
A logística reversa é uma ferramenta de suma importância em tempos atuais onde o descarte de materiais sólidos são tão significativos, quanto o consumo dos mesmos. E este é um problema que influencia diretamente no impacto ambiental e a relação com o homem e o eco-sistema.
Nossa ideia é provocar nossos instintos na busca de melhores soluções para solucionar a configuração deste mapeamento logístico que seja sustentável, agregando valor financeiro, social e ambiental. Para isso será necessário entender como a lei vigente sobre estes impactos influenciam positivamente e negativamente nos processos práticos da logística reversa.
Nosso estudo bibliográfico está sendo inicialmente direcionado pelos autores: Sidney Grippi, Paulo Roberto Leite, e informações dos sites: Ministério do Meio Ambiente e artigo Sustentabilidade da empresa Magnesita S/A. A qual cogitamos um estudo de caso.
A primeira parte do trabalho já foi redigida, e enviada para avaliação do professor, mas pode ser acessada na página Relatório 1 do blog. Nosso Objetivo Geral é:
- Identificar os benefícios da logística reversa praticada pela empresa Magnesita
Os objetivos específicos se classificam da seguinte maneira:
● Verificar o processo da logística
reversa na empresa Magnesita.
● Identificar os impactos ambientais
dos resíduos refratários.
● Apresentar os benefícios da
implementação da logística reversa para sociedade.
● Aprofundar nas leis vigentes que
regem sobre o impacto ambiental
Este é só o começo do trabalho que vamos desenvolver neste semestre, então mãos à obra!
Comentários
Postar um comentário