O grupo formado em sala de aula na última quinta-feira por colegas de classe e eu, começamos a buscar um problema voltado para nossa área de atuação como gestores de logística. O tema escolhido é o E-commerce. Nossa ideia principal é encontrar o melhor meio de integrar a logística ao mercado eletrônico com redução de custos e vantagem de mercado. Ontem começamos a desenvolver a problematização. Mas a professora achou redundância em alguns aspectos e não havia clareza nos objetivos. Em contra-partida ela nos deu tempo para entregar esta primeira parte na próxima aula. Por essa razão quero deixar aqui um protótipo de como desenvolver nosso trabalho neste semestre. Segue link para projeto aqui. De qualquer forma, segue abaixo todo o conteúdo contido no link:
A primeira coisa é entender o que é o E-commerce (comércio eletrônico). Diferente do Marketplace, o e-commerce é uma loja virtual de produtos de um só lojista, ou seja não há um intermediador no processo de venda. Com isso, ganha-se liberdade para criação da plataforma da loja virtual e dá liberdade para a criação de ofertas, caminhos de busca para os clientes e demais necessidades. Por essa razão, como é uma alternativa escalável, foi a escolha para este trabalho de pesquisa, porque abrange várias áreas do conhecimento dos cursos de gestão Una 3.0.
Seguindo a trilha do processo de automação do E-commerce temos: venda, atendimento ao cliente, marketing, controle de finanças e estoque. A automação facilita vários processos de gestão, mas carrega uma maior integração da logística.
Uma pesquisa de 2015 encomendada pela empresa Marketer, revelou que o Brasil está na 10ª Posição como melhor mercado do E-commerce no mundo, e há uma expectativa de crescimento até 2018 que manterá o Brasil neste ranking.
Apesar do tema extenso que o E-commerce nos possibilita aprofundar, o objetivo é reduzir os custos da logística deste segmento. Mas para isso, vários processos são necessários e nos fará entender o que é a logística integrada e sua importância para todos os setores envolvidos.
Comentários
Postar um comentário